28 dezembro 2006

Opiniões

Li e reli no "O Parcial" esta defesa violenta à decisão de Rui Rio de "dar" o Rivoli ao La Féria. Comentei e, depois, achei que deveria fazer copy e past para aqui. Eis:


"A coragem de Rio merece de facto realce.
Senão, vejamos:
- Desde que ele chegou à Câmara, fecharam quase todos os grupos de teatro que havia na cidade, sobrevivendo o Seiva Trupe, e por fases
- O FITEI, que era um dos mais importantes eventos de teatro da Península, MORREU
- O Fantasporto, festival de cinema conhecido por todo no mundo cinéfilo, está moribundo.
- Acabámos de passar toda a época natalícia e de mudança de ano sem UMA ÚNICA iniciativa cultural da responsabilidade (ou apoiada) pela autarquia.

É, de facto, preciso ter muita coragem para assassinar de forma tão eficaz a cultura na cidade.
E quanto ao Rivoli, Pedro, guarde este escrito e, da próxima vez que a Câmara apresentar contas, vai procurar com atenção que é possível que se surpreenda com os gastos da Câmara com o La Féria (perdão, com o Rivoli). Estarei cá para ver (espero)."

E depois:
" Regresso para repor a justiça.
Afinal a coragem de Rio deu para um outro evento espectacular no Porto: o Grande Prémio de Fórmula para Carros Antigos (também conhecido por Grande Prémio dos Calhambeques). Foi há dois anos e custou, contas oficiais, um milhão de contos. Pelo orçamento deste ano, não daria para mais do que quatro anos de gestão do Rivoli...
Obviamente, é preciso ser "corajoso "para gastar um milhão de contos num evento de interesse mundial (acredito que alguém para lá da Boavista se interesse pelo facto, como provaram os poucos espectadores - para além dos jornalistas - que assistiram à primeira edição) que enche o ego do presidente em vez de nomear uma administração verdadeiramente competente para gerir um espaço que deveria ser da cidade. Não, mais fácil é entregar amigo La Féria que, certamente, dentro de algum tempo dirá, como qualquer romano que acompanhava César, "veni, vidi, vici". Ave César!
Já agora, a segunda edição do Grande Prémio já está anunciada... Enfim!"

Tenho dito

1 comentário:

Anónimo disse...

Rola, como eu já tive oportunidade de referir:

- Acredito que uma iniciativa cultural com consistência e qualidade não precisa de financiamento a 100% por parte da autarquia ou do ministério;

- O Rola insiste que os eventos culturais que referiu foram assassinados por Rui Rio. Vai ver que 2007 não lhe vai dar razão. Cá teremos o FITEi e seu direstor a falar nos empréstimos que teve de contrair para que a edição do ano se cumprisse, e o Fantasporto no... Rivoli.

- Eu não sei se o La Féria é amigo do Rui Rio, sabemos todos que ele é capaz de encher uma sala maior que o Rivoli. Espero também por outro lado que não se repita o episódio Politeama (que não foi só da responsabilidade do La Féria como bem sabemos...).

- Espero que o GP este ano tenha mais adesão... Ou lá se vai o retorno do milhão gasto... Mas olhe que o que se gastou não se volta a gastar.

Boas entradas!