26 dezembro 2006

Estes americanos são loucos

Os Stella Awards são prémios atribuídos anualmente aos casos mais bizarros de processos judiciais nos Estados Unidos. Têm este nome em homenagem a Stella Liebeck, que derramou café quente no colo e processou, com sucesso, a McDonald's, recebendo quase 3 milhões de dólares de indemnização...
Desde então, os Stella Awards existem como instituição independente, publicando e "premiando" os casos de maior abuso do sistema judicial norte-americano.


O vencedor do ano foi o Merv Grazinski, de Oklahoma.
Grazinski tinha acabado de comprar um Chrysler Motorhome Winnebago automático e regressava sozinho de um jogo de futebol americano. Na estrada, activou o "cruise control" para 100 km/h, abandonou o banco do motorista e foi para a traseira do veículo preparar um café. O veículo despistou-se, bateu e capotou. Grazinski processou a Chrysler por não explicar no manual que o "cruise control" não permitia que o motorista abandonasse o volante.
O júri concedeu-lhe a indemnização de 1.750.000 dólares, mais um Chrysler novo do mesmo modelo. A construtora mudou todos os manuais de proprietário a partir deste processo, para se acautelar contra qualquer outro atrasado mental que comprasse um Chrysler.

1 comentário:

Triunvirato disse...

São urban legends. Basta procurar no google.