06 março 2008

Horas para o Teatro




Ao fim da tarde, ouvi o programa do Alvim na Antena 3, onde era entrevistado um actor brasileiro (Sílvio, de seu nome) que, aos 24 anos, é dono de uma escola de actores no Rio de Janeiro, está em Portugal para dar aulas num workshop e, pelo que ouvi, fala de cátedra... Enfim, para aqui o que interessa não é isso mas o telefonema de um ouvinte, do Porto, que colocou a questão do teatro, em Portugal, começar demasiado cedo.
Concordo.
Com humor, dizia o citado ouvinte que, para ele, ir ao teatro é como "tomar banho uma vez por semana". Há um cerimonial, não é o mesmo que ir ao cinema: sai-se do trabalho, vai-se a casa, toma-se banho, muda-se de roupa e... aí está o problema. É que o passo seguinte deveria ser jantar, mas não pode ser, porque não há tempo. O Teatro está marcado paras as 9h30...
Janta-se depois, alguém argumentou. Onde? Questionou o ouvinte. As cozinhas dos restaurantes, na sua maioria, fecham entre as 10 e as 11 da noite. Quem for ao Teatro não chega a tempo.
Nunca tinha pensado no assunto neste ângulo, mas estou de acordo. 10h30 da noite é um bom horário para começar as peças. Por mim, se houver quem concorde, estou disposto a alinhar numa petição para propor o novo horário.
Ir ao Teatro faz bem.

Sem comentários: